Destaque

5 Dicas para uma Aprovação Eficiente de Layout

5 Dicas para uma Aprovação Eficiente de Layout

2018-02-21 19:31:50

Total de acessos neste artigo: 1115




Você, designer, sobreviveu a todas as etapas primárias de criação, fez a brainstorm bonitinha coletando todos os dados e idéias, sentou em frente ao seu computador, tomou uma bela xícara de café e foi de corel a illustrator, passando por photoshop e distiller para que no final, surja o layout perfeito, enchendo seu ego criativo de esperança que o cliente irá amar sua obra. Enviou a primeira vez. Surpresa! O cliente pediu 12 alterações (por página), nada bom para o seu Sábado a tarde, não é mesmo? 

E lá vamos nós de novo, abre a arte, desagrupa daqui, arrasta de lá, aumenta essa imagem, mas espera, qual imagem? Há dezenas delas. Manda email perguntando, o cliente já se apressa em querer saber o prazo. Altera e reenvia. Após 14 trocas de email, 32 alterações realizadas e outras dezenas de xícaras de café, finalmente vem a aprovação do layout .

O profissional criativo ou agência que nunca passou por isso, que atire o primeiro Imac. Mas afinal, essa é realmente uma situação comum no dia a dia de um designer? Ou apenas nos acostumamos a essa tarefa árdua pois estamos a mercê do que nos é oferecido pelo mercado como ferramentas, que supostamente deveriam no ajudar e solucionar problemas, mas apenas dificultam um processo que por si só não é nada simples?

Por isso surgiu o AprovaAí.com, uma ferramenta digital que irá solucionar de vez qualquer problema de comunicação na etapa de envio, aprovação ou reprovação de um layout com seu cliente. 



Além de utilizar a ferramenta, dê uma olhada e siga a risca essas dicas de quem entende e já passou ao menos mil e uma vezes pelo "terror" descrito acima, garantimos a você que sua produtividade, criatividade e bom humor irão se elevar e você terá mais tempo livre e $$$ para aproveitar em outras tarefas, confira:

1 - Brainstorm: essa etapa é crucial para que você "tome a dor" do cliente e entenda qual solução ou idéia deve ser apresentada para que o deixe satisfeito e que sempre volte a contratar seus serviços. Procure anotar tudo, tudo mesmo, aqui nenhuma idéia é ruim. Depois é só filtrar o que mais se encaixa e voilá, você têm um caminho pronto para seguir.

2 - Sketch / Protótipo: aqui você necessita de um conhecimento básico em desenho e formas, faz um rascunho daquilo que será o layout final, um desenho simples porém que mostre a você com nitidez aquilo que será entregue. Utilize papel, caneta, carvão, tesoura, isopor, enfim, qualquer coisa que alimente sua criatividade e auxilie na próxima etapa.

3 - Criação: Ufa, já foi um longo caminho até aqui, mas chegou a hora. Antes de mais nada pegue uma boa xícara de café, se certifique de salvar o arquivo a cada 5 a 7min e mão na massa. Seja Corel Draw, Illustrator, Photoshop, Paint, o que realmente irá definir a qualidade final é o artista, o programa usado para criação é um fator relativo, as únicas certezas para uma criação de layout com qualidade serão as duas etapas acima e seus dotes criativos.

4 - Revisão: Após criar, se certifique que cumpriu todas as solicitações do cliente, mantendo a conformidade e beleza na arte. Há aqueles que se recusam a fazer alguns detalhes que os cliente pedem pois não ficará agradável, outros preferem fazer e mostrar aos olhos do cliente como será o resultado, podendo gerar falhas e comprometer a peça final, isso fica a seu critério.

5 - Envio para aprovação: Enfim chegou o momento mais temoroso, aquela frio na barriga se torna inevitável, mas você está confiante, pois cumpriu as etapas acima com muito profissionalismo e paixão. Agora você não terá mais dificuldade de encontrar uma solução para se comunicar com seu cliente, não se esqueça que com AprovaAí.com, você envia a imagem do layout e seu cliente tem a opção de aprovar ou reprovar assinando e anotando tudo que deseja na própria imagem, sem mais se confundir com textos vazios e confusos do que ele deseja como modificação.

Bom, esse é apenas o inicío, criar um layout é uma tarefa para quem é apaixonado por criatividade, formas e desenhos, que não tem vergonha de expor a criança desenhista dentro de si porém mantém o profissionalismo de se valorizar e oferecer a maior qualidade possível para seus clientes, e não se esqueça, nós do AprovaAí.com estamos aqui do seu lado para sempre poder te auxiliar nesses momentos.

Nos diga o que achou do artigo:


Ruim
+ ou -
Bom
Muito Bom
Excelente!